Translate

1.6.17

Leitinho de amêndoa gostoso

Há já uns tempos comecei a perceber como me sentia mal por beber leite 🍼
Ficava inchada que nem uma bola, havia calças e saias que nem podia vestir porque ficava a doer a barriga e ficava com refluxo e magoava as cordas vocais
Fui conhecendo pessoas que se queixavam do mesmo e me davam alternativas
Leite de soja
Leite sem lactose 
Leite de aveia
Leite de arroz 
Leite de amêndoa 
Ia experimentando quando a carteira permitia, que comer saudável é mais caro do que comer roskoff
Conhecia uma amiga, a Juju que é naturopata e me vai dando desde então muitas luzes, assim como a   Ana Bravo, as duas aguçaram ainda mais a minha curiosidade que começou quando conheci a Jubela. 
Sou minhota, cresci a comer rojões com batata frita e berde ( sangue coalhado ), arroz de cabidela, sarrabulho, assados, estufados e por aí fora, ora portanto devem entender quando vos conto que para mim até conhecer a joana comer saudável era comer fruta ou erva, haha, salada. 
Há uns dias fiz o meu primeiro leite de amêndoa que ficou delicioso, desculpem mas tenho mesmo mão para a cozinha 😂
Vou deixar aqui a receita que usei, é super fácil e super gostoso

150 de amêndoas com pele 
1 litro água 
4 tâmaras sem caroço ou uma manadinha de bagas gogi
( gengibre ou canela ou mel ou hortelã, para quem gostar de dar sabores diferentes ) 

Deixei as amêndoas em água de molho 24 horas e mudei a água 3 vezes 
 ( já me disseram que para fazer na hora é só ferve-las ) 
Depois pus no triturador e triturei na velocidade máxima as amêndoas com 150 de água e as tâmaras 
Depois juntei o resto da água 💦 e triturei de novo 
Passei por um pano de algodão bem fininho ( coador à moda antiga 😊 )
E pronto! Está feito! 
Dura aí uns 4 dias no frigorífico mas eu confesso que em minha casa dura no máximo 2 dias porque eu adoro 
Na verdade divido em partes e numa junto canela, outra parte ponho a triturar junto c um pouco de gengibre, em outra ponho hortelã assim ponho em gatafunhas pequenas e posso ter de saberes diferentes, até com chocolat 
É super, super bom e não pagamos 2 euros por uma caixinha, pelo contrário com 2 euros fazemos 2 litros 
Maravilha ❣️



1 comentário:

  1. Eu nunca gostei de leite, mas tenho ainda uma predilecção por leite au chocolat, acho que reflexo da minha infância e das coisas que eu bebia na altura. Já me disseram para me alimentar melhor, e já vou tendo algum cuidado, mas a disciplina às vezes (muitas vezes lol) apronta.

    A minha safa é que tenho muitos e bons amigos vegetarianos que me vão dando umas luzes e vou lendo algumas coisas aqui e ali. Aliás, sinto que o problema é mesmo esse: disciplina!

    Por isso, obrigado por este post, por esta receita. Bota aqui mais receitas e até podes convidar a Ana Bravo para dar mais umas dicas para partilhares connosco, não só de nutrição, mas também de outras coisas saudáveis.

    Jocass!

    ResponderEliminar