Translate

10.6.17

São Paulo cinzento, mas afinal, eu até gosto de cinzento ♥️

Confesso que nunca morri de fascínio por São Paulo e num dia e meio percebi porquê, simples, pura estupidez 😂

Simplesmente porque o desconhecido, sempre nos assusta né?!

Sempre que vim ao Brasil o destino foi sempre o mesmo, Rio de Janeiro! 
Coisa de pobre né?! 😂 
Via nas novelas as praias, me vestia de Porcina e cantava  " Tieta do agreste lua cheia de tesão " e não sabia sequer o que era tesão 😳.....o sol, o café da manhã , as frutas, a alegria e forma leve de levar a vida,o português doce, dançado e melódico, as músicas do Gonzaguinha, da Elis, do Caetano, do Chico, da Bethânia, do Vinicius, tudo o que fascinava uma menina de 9 anos e mal tive dinheiro para comprar uma viagem o destino foi? 
Rio de Janeiro ♥️ 
Me fascinei! Me apaixonei e chego até a chorar de saudades lá longe no meu Portugal lindo.
depois por trabalho e mais umas vezes por lazer o destino foi 
Rio de Janeiro !!
São Paulo estive duas vezes a trabalho. Mesmo só a trabalho porque mal terminava apanhava um voo e aproveitava uns dias no RJ 
Sempre me falaram que São Paulo era cinzento, cheia pelas costuras mas 
" gisela cê vai amar porque é super a sua cara, bem cultural " ( foi aí que soube que tenho cara de cultural 🤔 não sabendo que cara é essa, confesso que muitas vezes pergunto isso no espelho )
Ontem de manhã estava com medo de sair na rua, então vejam é mais gente que o dobro das pessoas que há em todo o Portugal 🙄
Tem muitas coisas que me dificultam a vida aqui, então vamos perceber porquê, 
- sou pequena, 1,58 
- não sou boa em situamento da pessoa, se tivesse que jogar um pinzinho meu no imaginário de mapa na cabeça, não sabia
- não tem mar nem super rio para me ajudar e eu poder falar " ah isso é p'rá lá " " ah sim, isso é p'rá cá " 🙄 ( sendo organizada no meu modo 
- Os prédios são todos altos e não consigo decorar " ah tá ali aquele grande por isso vou p'rá lá " 🤔

Não gosto de visitar lugar de turista, sei, toda a gente fala isso, mas não gosto mesmo! 
Quando em sinto carneiro 🐑 fico com comichão!
Gosto de ir não lugares onde as pessoas reais, como eu, fazem vida. Gosto de sentir o dia a dia! 
Tenho uma fan, prefiro chamar amiga virtual, a Bru que sempre me segue faz tempo, via instagram, facebook, sempre foi muito doce e simpática e quando percebeu que eu vinha para cá logo me deu a dica " tem vários lugares que são a sua cara " 
Ela meio que me conhece de ver meus bordados, meu crochet, minhas roupas e bijuterias... 
" vai na 25 de Março " 
Claro que aqui no hotel me falaram que não devia ir, muito menos sozinha! 
Claro que para uma escorpião como eu é praticamente como dizer " VAI JÁ " 
E até porque essa coisa de " não vai sozinha " me deixa desconfortávelmente irritada, acredito piamente que o Brasil só tem amor para dar ♥️
Chamei o Luis para vir comigo porque sabia que íamos ter oportunidade de conhecer a sério! 
E lá fomos, primeiro táxi, claro que fui logo fazendo conversa com o senhor Edmilson, " a minha mulher vai lá fazer compra e no mercado que tem lá perto! Tou vendo que o seu almoço hoje vai ser sande de mortadela! " 😍 
Chegando na 25 vi tanta mas tanta gente que pensei que estava ali o número de habitantes inteiros da minha cidade e aí o senhor me falou " acho que o que a senhora quer está mais na frente quer que deixe a senhora lá? " 
Lógico que fui na fé e fomos!
Nosso chegámos no Brás! Minha nossa senhora da Aparecida! Tanta coisa linda! Tanta linha! Tanta costura! 
Me animei, lógico! 
O Luis dizia " tanto tecido! Tu conheces isto tudo! Quando quiser saber alguma coisa de tecidos vou falar contigo" 😂 😂 
Não tínhamos mais corpo para as coisas, barros muito pé! 
Coxinha de frango com catupiri, pintanga na banca da rua, a melancia e o abacaxi mais doces de sempre, o açaí que a dona Ivone vendia ali encostada na loja de tecido e que falou que eu era a " portuguesa mais brasileira depois da Carmen Miranda " ( eu derreti de amores por ela na hora ), pé de moleque, PASSOCA! 
Não há dieta que resista! 
Depois dar uma passada no hotel pousar tudo e vamos lá na livraria Cultura!
É de se perder a cabeça, o juízo, os anéis, o chinelo, a bolsa, padre tudo mais vai feliz! 
A quantidade de qualidade é de encher o coração e a organização é super ajudante na pessoa que se perde sempre nas livrarias e que depois com os  nervos vai embora rápido, quase como se fugindo da frustração de não se encontrar, querendo se encontar ( espero que me entendam )
Total de horas - 4,30 h
Total de livros - 23 
Coração feliz - bateu no red line 
Hora de descansar que amanhã tem concerto! 
Pois bem, pode parecer um pouco fútil porque falo maioritariamente de compras, mas gostava que não sentissem isso porque é muito mais que isso!
Foram duas experiências que me preenchem muito sendo que só tive um dia para me embrenhar na cidade e não consegui tempo de ir no MASP.
Duas experiências daquilo que faz sentir que senti um pouquinho de como é a vida daquela tal cidade, São Paulo nesse caso, a vida de rua de gente de verdade e a parte do sonho, da cultura que pelo que tem lá naquela livraria me faz perceber o que as pessoas procuram nessa cidade. 
Já me estou a baralhar, porque sempre tenho medo que não em entendam! 
Hoje quero tentar ir no MASP e quero fazer um show de coração cheio!
Amanhã a gente vai embora 
Por isso, num dia concluí,
Sim, existe amor em SP! 
É cinzento sim, mas eu até gosto de cinzento! 
Sim, me apaixonei por SP ♥️

Uma foto só porque sim #momentononsensiii




9 comentários:

  1. Anónimo10/6/17

    Aiii que linda!!! Vc é mt especial Gisela, minha idola-amiga! Da prox vez q vier( vira c mais frequência tenho certeza) vamos juntas bater pernas por Sampa, duas pequenas de 1,58!! Hahahaha Fico feliz que tenha gostado tanto! São Paulo é um grande coraçao materno, onde n importa-se de onde veio, pra onde vai....sempre cabe mais um! Até mais tarde! Vou tentar n chorar mt haahhaha������������
    Bruna Coelho

    ResponderEliminar
  2. Andreia Mafra10/6/17

    Grandes referências na música brasileira. Gonzaguinha, como eu adoro a sua obra =)
    Já agora o retrato que fazias do Brasil é exactamente o que existe ainda na minha cabeça. =) bjs

    ResponderEliminar
  3. São Paulo também não me fascina: acho a cidade fisicamente agressiva, cinzenta, imensa. No entanto, não me fascina pelo lado de cimento da coisa: é a tal cena das cidades grandes e enormes, com mais população que todo o Portugal.

    Passei por SP quando ia a caminho de Floripa a um casamento de dois poetas amigos meus. Vi a cidade ao longe e assustei-me um pouco. Tanto prédio, tanta gente, tanta confusão! Mas tem recantos lindos, segundo me disseram, jardins fantásticos. E é um dos pulmões culturais do Brasil: grande parte dos poetas brasileiros que amo vivem em SP, grande parte dos músicos também (Adoniran Barbosa, por exemplo, era de SP), actores, realizadores. Muita gente com quem venho contactando ao longo do tempo e com quem estabeleci laços. Um mundo imenso a descobrir e a sentir. Uma cidade com gente e alma dentro.

    Espero que te sintas em casa e que o concerto seja maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por escrever essas palavras tão doces sobre SP. Assim como você, sou escorpião, e amo saber mais sobre a vida real das pessoas, sobre as dores e as delícias.
    Venha mais vezes! 💜

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12/6/17

    O "cinzento" , com certeza, se tornará mais colorido e se apaixonará por você, Gisela!

    ResponderEliminar
  6. Identifiquei-me tanto com a tua descrição sobre o Rio! Eu tinha, e ainda tenho, esse mesmo fascínio pelo Rio, pelo Brasil, pelos muitos "Brasis"... e essa imagem que não desiludiu quando lá fui! Também sou escorpiããoooo!!
    És máioorr Gi! Cá te espero, em Fare ou por alguma outra cidade algarvia!

    Beijinheeessss!!
    Esperança

    ResponderEliminar
  7. Sou da California mas morei no Rio e em Sampa (e agora no Porto!). Sempre descrevi Sampa como sendo um lugar que se revela aos poucos, especialmente porque não tem cartões postais (como o Rio) e por isso é fácil falar mal da cidade. Parece mesmo um mar de cinza.

    O bom é o Parque Ibirapueira (imagine, sei lá, um Palácio de Cristal bem maior). Tem a Liberdade, bairro tradicional japonês (sendo que o Brasil é o país com mais japoneses fora do Japão). Tem a Serra da Cantareira na zona norte (super recomendo O Velhão, um restaurante rustico e lugar de antiguidades). Tem o litoral, claro, do tipo Ilha Bela / São Sebastião. E de noite, Sampa tem a Rua Augusta (que já era ainda mais alternativa do que é hoje em dia). E por último, o Museu da Língua Portuguesa (que sofreu incêndio uns anos atrás e, acredito, se encontra em processo de reforma). Enfim, SP tem coisas legais...ops, fixes. ; )

    Olha, queria lhe agradecer pelo concerto em St Tirso ontem à noite! Nunca tinha ido, nunca vi um concerto seu (e confesso que nunca tinha ouvido uma música sua), mas valeu a pena, e muito! Obrigado, agora sou fã!

    PS - caso estiver de bobeira hoje, e quer rir, passo uma conversa recente entre Ricardo Araújo Pereira e o comediante brasileiro Gregório Duvivier. Recomendo ver do minuto 14 até o minuto 50.
    https://www.youtube.com/watch?v=hK0zHiZpHWI&t=849s

    ResponderEliminar
  8. O Adam falou da Rua Augusta em São Paulo e eu lembrei-me desta canção de Raul Seixas:

    https://www.youtube.com/watch?v=Tpb2WWEiUtQ

    Divirtam-se todos!

    Abraços e beijos!

    ResponderEliminar